sábado, 10 de julho de 2010

O SENHOR DAS NOITES ESCURAS!!

Não sei se você alguma vez passou a noite no campo, quem sabe acampando. Não sei também se você alguma vez teve a curiosidade de observar a escuridão. A noite é escura, mas você já observou qual o momento em que a noite fica mais escura?

É precisamente minutos antes de o sol surgir. Quando as trevas da noite se tornam mais densas, significa que a qualquer momento despontará a luz de um novo dia.

“E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite veio ter com eles, andando sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira”
Marcos 6:48

Os discípulos entraram em pânico. A noite estava escura, os ventos eram contrários e as ondas gigantescas inundavam a pequena embarcação. Aqueles homens, a maioria deles acostumados a viver no mar, lutaram com todas as forças para sair da situação difícil. Afinal, não era a primeira vez que eles enfrentavam a fúria do mar. Conheciam as técnicas, e conheciam o mar, mas aquela noite era completamente diferente das outras noites. Provavelmente houve um momento em que pensaram que tinham chegado ao fim da linha.

Chega até a ser sarcástico. Homens nascidos perto do mar, crescidos no mar, habituados ao mar, morrerem justamente ali, no terreno que conheciam e dominavam.

Às vezes, Deus nos permite que fracassemos precisamente no terreno que dominamos bem, para ensinar-nos a depender dEle.

Segundo o texto de Marcos, Jesus deve ter aparecido para Seus discípulos entre quatro e seis da manhã, justamente na hora mais difícil. Os discípulos haviam lutado a noite toda contra os ventos e as ondas, e agora estavam na hora mais escura. Tudo indicava que estavam perdidos. Humanamente, não havia salvação, estavam cansados, esgotados e desesperados. Foi aí que Jesus apareceu.

Jesus deseja que aprendamos que Ele vê as nossas dificuldades. Podemos achar que Ele não está presente e nem vê o que se passa conosco. Mas Ele deseja que creiamos que Ele vê cada situação que envolve a nossa vida.

O que o Senhor também deseja que aprendamos que Ele sempre aparece no momento extremo da necessidade humana. Quando parece que tudo está perdido. Quando os homens dizem que já não existe solução, quando você lutou e lutou, e chegou ao limite da sua resistência.

E como foi que Ele apareceu? Andando sobre o mar!

Os discípulos podiam esperá-Lo de qualquer forma, menos andando sobre o mar, mas Jesus sempre aparece da maneira que menos esperamos, e até, às vezes, contraditória, mas Ele é o Senhor e as coisas com Ele escapam da previsão humana.

Se para você hoje é um dia que se apresenta aparentemente difícil; se você pensa que não existe solução humana para o seu problema; se o seu lar, ou a sua empresa, ou qualquer empreendimento parece estar afundando, e você chegou ao limite de suas forças, não se desespere. Na quarta vigília da noite, sempre há lugar para Jesus.

Lembre-se então que Ele vê e sabe tudo o que você está enfrentando. Ele aparecerá se você confiar!

Mas cuidado! Ele pode aparecer da maneira que você menos imagina!

Deus te abençoe!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

FAMÍLIA

Introdução:- Falar sobre família é no mínimo incomodar pessoas em sua zona de conforto numa época em que valores tem se perdido, invertido ou relativizado.
Origem:- É de extrema importância o entendimento sobre o criacionismo e sua aceitação.
Éden:- Tem como significado o deleite/paraíso. Traduz o desejo de harmonia, prazer, comunhão.

Criação do homem
(presença trindade) pela palavra
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gn.1:26)

criado reto
Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias. (Ec. 7:29).

pecado
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Rm. 3:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Rm. 6:23.

propósito povoar
Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Is. 45:18.
E Deus os abençoou, e Deus lhe disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, e sobre todo animal que se move sobre a terra. Gn. 1:28

ordem – necessidade de obediência Gn. 2:9,16 e 17
9 – E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
16 – E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 – Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Criação Mulher
Demonstra que Deus vê, conhece e supre todas as necessidades do homem.
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gn. 2:18).
1. Prepara o jardim
2. Prepara o trabalho para que depois o homem tenha sono e seja presenteado (assim são as situações da vida).
Macho e fêmea foram criados, Deus rejeita o homossexualismo – foram criados a imagem e semelhança de Deus.

Rm. 1:26 e 27

26 – Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 – E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

O casamento é, portanto mais que um contrato jurídico/social, é uma relação afetiva e sexual estável entre um homem e uma mulher, vontade soberana de Deus.

Objetivo
Companheirismo
Aquele que encontra uma esposa acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor. (Pv. 18:22).

Procriação
E Deus os abençoou, e Deus lhe disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gn. 1:28).

Educação dos filhos
Gn. 6:5-7
5 – Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6- E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7- E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

“Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”
(Pv. 22:6).

Bases
Finanças (não é pecado ter dinheiro, pecado é amá-lo) Planejamento, consumismo, dízimos e ofertas (mordomia cristã) precisamos entender e ensinar que somos apenas mordomos do Senhor.
Intimidade – sexo é dever de ambos.
Modernidade – TV, internet, falta de diálogo, desrespeito a estrutura hierárquica
Adoração – Devemos buscar a cada dia restaurar as características do Éden, comunhão diária com Deus.
Cuidado, os ataques a família tem efeito dominó
Verificar Salmo 128
Feliz(bem aventurado)
- Temor
- andar nos caminhos
- trabalho
Pr. Marcos Barbosa
(informatico IARC edição 73 ano 7)

terça-feira, 6 de julho de 2010

ESTA É A SUA HORA



Deus está buscando pessoas que levem a oração a sério em suas vidas. Ele busca homens e mulheres que orem, não somente para que suas próprias vidas sejam transformadas, mas para que o mundo que os cerca também o seja. Muitos respondem a esse chamado, mas ainda é preciso que muitos outros também o façam. Embora poucas pessoas reconheçam, o ministério mais importante da igreja é a da intercessão - o ministério em que o próprio Cristo encontra-se engajado nesse momento.

Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hb. 7:25)

Cristo vive no céu, na presença do Pai, intercedendo por todos os seus seguidores, individualmente, de acordo com a vontade do Pai.

1. Pelo ministério da intercessão de Cristo, experimentamos o amor e a presença de Deus e achamos misericórdia e graça para sermos ajudados em qualquer tipo de necessidade (Rm. 4:16), tentação(Lc.22:32), fraqueza (Rm. 4:15; 5:2), pecado (I Jo. 1:9;2:1) e provação (Rm. 8:31 - 39).

2. A oração de Cristo como sumo sacerdote em favor do seu povo (Jo. 17), bem como sua vontade de derranar o Espírito Santo sobre todos os crentes (At. 2:33)

A oração perseverante é o único meio de transformar o mundo. A oração da fé é o poder que remove as montanhas da oposição. É a força que pode quebrar as garras da potestade das trevas que oprimem milhões de vidas em nosso mundo. A oração intercessória pode livrar nossa nação dos horrores da guerra atômica. A oração dos guerreiros espirituais fiéis, feita com determinação, é o pré-requisito para se ter sucesso na propagação do Evangelho nos campos do mundo. A mesma coisa é verdade para aquele que intercede. Quem leva a oração a sério verá, no correr dos anos, que teve sucesso na vida.

DEUS NOS CHAMA PARA UM TEMPO REGULAR DE ORAÇÃO

Uma das primeiras coisas para as quais o Senhor nos desperta a nossa atenção foi o fato de haver, nos dias dos apóstolos, um tempo estabelecido para a oração.

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. (At. 3:1). Antes que o povo possa alcançar a unidade como corpo perfeito de Cristo, é preciso que entre em uma aliança de Oração:

Tu começarás a orar para que Eu reúna o povo, trazendo a todos em concordância. Tu precisas interceder e orar com preces, súplicas e intercessões divinas. Os anjos do Senhor estarão acampados ao teu redor, protegendo-te contra as violentas investidas de Satanás. O Espírito que habita em teu interior te ensinará como que quando orar. Visto que um horário regular foi estabelecido no templo do Senhor, assim também será estabelecido em Israel. Pelo Senhor ele será estabelecido em Israel. Pois meu povo é como rebanho disperso. Pois o Meu corpo até agora não foi reunido. Ainda não estão completamente unidos como apenas uma pessoa. Por isso, saberão que o Meu Espírito os levará a orar dia e noite. Eu terei um grupo mundial de oração. Eles orarão sozinhos e em grupo, serão um, dois, três e depois milhares orando diariamente.

A ORAÇÃO NO PLANO DE DEUS

Deus tem um plano para todo o Seu povo. Para fazer parte desse plano, temos de orar, por assim dizer, incessantemente. Fazendo isso, estaremos orando em acordo com Seu plano e afinados com Sua vontade divina. Agindo assim, não somente teremos nossas orações respondidas e veremos uma grande colheita de almas, como também descobriremos que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm. 8:28); essa promessa se tornará uma realidade em nossa vida, este trecho traz grande conforto ao filho de Deus, quando temos que enfrentar sofrimento nesta vida.

ESVAZIANDO DO VELHO, ENCHENDO DO NOVO - LC. 5:34-38



Lc. 5:34-38

34 - Resp0ondeu Jesus: podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com ele?
35 - Dias virão, porém em que o noivo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão.
36 - Disse-lhes esta palavra: Ninguém tira um pedaço de uma veste nova e o costura com a velha.
37 - E ninguém poe vinho novo em odres velhos. Se fizer isso, o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.
38 - Mas o vinho novo deve ser colocado em odres novos, e ambos juntamente se conservam.

Jejum - comparado a ausência do mestre

Deserto - tempo de preparo, tempo de Deus fazer

O deserto gera a sensação de que a oração não é ouvida, a presença de Deus parece ter se esvaído.

Odres - bolsas ou garrafas feitas de couro de obelha.

- Quando utilizados da 1ª vez tem a consistência flexível e maleável.

- Após algum tempo o clima absorvia toda a unidade, deixando o odre régido e quebradiço.

Processo para Reutilizar - Colocava-se o odre na água por vários dias, depois era escovado com óleo de oliva para buscar a flexibilidade e maleabilidade outra vez.

Por que? - Gerar Frustração? Maldade ? Deixar na prateleira? Com certeza não!!

Para que? - O tempo de deserto provoca:-

- desejo de conhecê-lo

- vontade de sair da zona de conforto

- abandono da religiosidade, fórmula e tradições

Jr. 29:12,13

12 - Então me invocarei, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

13 - Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o coração.

Hb. 11:6

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Aplicação/Fechamento

- Não se coloca vinho novo em odre velho

- primeiro temos que ser esvaziados do velho

- Depois de esvaziados

- Teremos de sair da zona de conforto

- Permitir o "jejum" ou "deserto"

- Permanecer vazio por um período - este período servirá para tratamento de desejo do vinho novo.

Bem aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. (Mt. 5:6)

Ditado popular: - Barriga cheia goiaba tem bicho.

Quando estamos cheio de vinho, não queremos beber do novo.

E ninguém tendo bebido o vinho velho, prefere o novo, pois diz: O velho é melhor. (LC. 5:39)

Mas....

Quando mos esvaziamos e permitimos ser tratados (água e óleo), aí falamos como Davi falou:

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco ansioamente; a minha alma tem sede de ti, em uma terra seca e cansada, onde não há água. Contemplei-te no teu santuário, e vi o teu poder e a tua glória. (Sl. 63:1,2)

Deixo aqui um exemplo bíblico para melhor ilustrar este texto.

O nome Isaque em hebraico significa riso.

O livro de Genesis na primeira parte diz respeito à história da humanidade primitiva (Gn. 1:11). A segunda parte trata da história do povo específico que Deus escolheu como o Seu próprio (Gn. 12:50), para si. Quando Abraão e Sara receberam a noticia de que teriam um filho, riram. Estavam vivendo um momento de odre velho, ressecado, deliciando-se de vinho velho e portanto não queriam receber vinho novo e tão pouco renovar os odres.

Aos 100 anos de Abraão e 90 de Sara, nasceu Isaque, agora aquilo que parecia impossível estava diante deles e o verdadeiro sentido do nome trouxe consigo também um verdadeiro riso de cumprimento de promessa. Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo (cem vezes mais); e o Senhor o abençoou, tornou-se muito poderoso, rico, e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço; de modo que os filisteu o invejavam. Por inveja os filisteus entulharam todos os poços que haviam sido cavados nos dias de seu pai Abraão.

Como a promessa é do Senhor, Isaque vai para o vale de gerar e cava novos poços e conforme a palavra do Senhor edifica altares ao Deus de Israel e abundância de água é jorrada. Mesmo que as circunstâncias digam não, lembra-se das promessas, e aguardem que o Senhor virá em nosso socorro. Os invejosos terão que se contentar com sua vitória, lembre-se, quando estamos na benção vão tentar "ENTULHAR" nossas bênçãos.

Novos poços o Senhor nos dará e em cada um abundância de água.

Esvaziem-se do que é velho e permitam que o Espírito Santo os renovem, tratem seus odres, templos, tirando toda dureza do coração e derramando o óleo do Espírito sobre suas vidas e assim poderá receber o vinho novo de Deus sobre sua vida, família, ministério e demais áreas.

Pr. Marco Barbosa

(Informativo IARC Edição 68 Ano 6)





segunda-feira, 5 de julho de 2010

CHAME A ATENÇÃO DO SENHOR - MC. 4:35-41

Os discípulos eram pescadores experientes, Pedro, André, Tiago e João (Mt. 4:18,21), mas mesmo assim ficaram com muito medo, tentavam salvar a barca e suas vidas, Jesus nem dava sinal de preocupação, a ponto de continuar dormindo. Pediram ajuda dizendo: “Mestre, não te importa que pereçamos?”
Em seguida Jesus ordenou ao vento e a tempestade que parassem e veio a bonança,
Leitura do livro de Jó 38:1. 8-11
1. Então, do seio da tempestade, o Senhor deu a Jó esta resposta:
8. Quem fechou com portas o mar, quando brotou do seio maternal,
9. quando lhe dei as nuvens por vestimenta, e o enfaixava com névoas tenebrosas;
10. quando lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,
11. dizendo: Chegarás até aqui, não irás mais longe; aqui se deterá o orgulho de tuas ondas?
No evangelho de Lucas vemos o exemplo de um homem que era rejeitado pela sociedade, pois ele mesmo traiu seu povo voltando-se contra ele e unindo-se ao Império Romano. Ele foi conhecido como chefe dos publicanos, uma pessoa muita rica, mas sua riqueza não lhe trazia alegria e paz. Seu nome era Zaqueu, um homem cheio de pecados, mas que tinha uma virtude, à vontade e a coragem de “chamar a atenção de Jesus”.
Gostaria de compartilhar três itens com você para “chamarmos a atenção de Deus” para nós, assim como fez Zaqueu subindo em uma árvore para que o Senhor Jesus o notasse.

1. Conhecê-lo mais: Zaqueu provavelmente já tinha ouvido falar de Jesus, dos seus feitos e milagres, só que ele queria mais, mais daquilo que ele já havia ouvido ou visto. (Lc. 19:3). Temos muitos na igreja, mas poucos com intimidade. Conhecer no grego está ligado intimidade do noivo com a noiva após o casamento.
A Bíblia diz:- “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor;....

2. Com sua Adoração: No versículo 6 de Lucas 19 podemos observar a alegria de Zaqueu em saber que Jesus estaria com ele em sua casa. Através da sua adoração você toca o coração de Deus. Grandes homens de Deus chamaram a Sua atenção com a adoração, como Moisés, Davi, Paulo e Silas... os dois últimos são bom exemplo, pois com sua adoração cadeias foram quebradas e salvação chegou naquele lugar (Atos 16:25-34). Chame a atenção de Deus com a sua adoração.

3. Arrependendo-se: “Senhor, eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho desfrutado alguém; o restituo quadruplicado.” (Lc. 19:8). Zaqueu confessou o seu pecado e se arrependeu trazendo salvação a sua casa (vs. 9). Arrependa-se e chame a atenção de Deus.
Apesar de não ser querido entre os seus, Zaqueu se propôs a chamar atenção de Jesus e o mestre o correspondeu trazendo salvação e vida para sua casa. Precisamos sair do nosso comodismo cristão e fazer como Zaqueu, chamar a presença de Deus para nós. Deus está em todos os lugares, Ele conhece os nossos corações, mas Ele quer reconheçamos que só a Ele pertence tudo o que há em nós, todo nosso ser, bens, família, etc.



Salvação – Zaqueu
Cura – Cego de Jericó,

Lc. 18
38 – Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
39 – E os que iam passando respondiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi tem misericórdia de mim!
40 – Então Jesus, parando, mandou que lhe trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe.

Mulher do fluxo de sangue

Lc. 8
43 – E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
44 – Chegando por detrás dEle, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
45 – E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
46 – E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

Libertação – Paulo e Silas

At. 16
25 – E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
26 – E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárceres se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
Chame a atenção do mestre, Conhecendo, arrependendo, adorando, tocando.
Que cada um entenda a urgência de mudança na postura do dia a dia. Não podemos continuar pensando, orando e agindo para um Deus que estivesse como distante, chame a atenção do mestre para sua vida, família, trabalho, negócios, ministérios e verá a diferença de uma oração e de um clamor intelectual, vazio, disperso. Fixe o alvo, planeje seus objetivos e chame o mestre para junto de você. Moisés recebeu do próprio Deus uma incumbência de continuar conduzindo o povo, porém ele respondeu “14 – Disse pois: Irá a minha presença contigo para fazer descansar.
15 – Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. (Ex. 32:14,15). Faça o mesmo queira e deseja ardentemente a presença do Senhor juntinho de você, deseje os olhos dEle voltados para sua vida.
Pratique através do Jejum, da oração, vigílias, consagrações, leitura da palavra, cultos, escola bíblica dominical, curso teológico entre outras atividades e assim estaremos cumprindo com a palavra que nos determina crescermos na graça e no conhecimento. Ao crescermos estaremos tendo do Senhor a atenção que desejamos e necessitamos.

Pr. Marcos Barbosa
(Informativo IARC Edição Nº 75 Ano 7)

AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR


A maioria de você talvez conheça muito bem aquele texto do livro de Lamentações que diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22-23).

E talvez não haja melhor maneira de começar o dia sabendo que as misericórdias do Senhor novamente se renovaram sobre as nossas vidas. Mas será que é só pela manhã que Deus deseja renovar Suas misericórdias sobre as nossas vidas?

De repente agora são 9 ou 10 da manhã e faz poucas horas que você teve seu tempo devocional com Deus, mas talvez já esteja precisando de uma renovação para conseguir continuar seu dia.

O dia nem bem começou e você já estava murmurando, já está de mau humor, insatisfeito com tudo. Nem você acredita que isso está acontecendo com você agora.

Então que tal fazer uma pausa no dia e pedir a Deus para recomeçar? Sim, isso mesmo. Recomeçar o dia de uma forma diferente!

Que tal respirar fundo e fazer uma oração simples: "Senhor me perdoa por tudo que fiz até aqui, "passa a régua", vou recomeçar".

Já aconteceu comigo. Não é maravilhoso sabermos que em Cristo temos essa liberdade?

Isso é graça! O escritor Max Lucado escreveu uma reflexão interessante sobre essa graça maravilhosa de Deus que nos permite sempre recomeçarmos. Leia o que ele diz com alguns pequenos acréscimos que fiz:

"Ontem (ou a pouco) você pisou na bola.
Falou o que não devia, pegou a rua errada, apaixonou-se pela pessoa errada, reagiu de forma inadequada.
Falou quando deveria ter escutado, se apressou quando deveria ter esperado, julgou quando deveria ter confiado, entregou-se quando deveria ter resistido.
Ontem (ou a pouco) deu tudo errado.
Mas você terá muitos outros dias como esse se deixar os erros de ontem afetarem sua atitude de hoje.
As misericórdias de Deus se renovam a cada manhã.

Eu diria mais. Eu digo que as misericórdias do Senhor se renovam a cada instante.

Creio que Deus espera que recomecemos agora, porque agora mesmo sua misericórdia está disponível. Receba as misericórdias do Senhor.

Max Lucado conta no seu livro “Todo dia é um dia especial” que podemos aprender uma grande lição com a floresta Cascade do Estado de Washington. Algumas das árvores de lá têm mais de cem anos, ultrapassando a expectativa de vida de cinqüenta a sessenta anos. Uma árvore cheia de folhas data de sete séculos atrás!

O que faz a diferença? Chuvas diárias e abundantes mantêm o chão úmido, as árvores molhadas e os relâmpagos fracos.

Relâmpagos e tempestades também nos afetam. Trovões de lamentações podem consumi-lo. Reaja a eles com as chuvas da graça de Deus e com doses diárias de perdão.

Uma vez por ano não basta. Uma vez por mês é insuficiente. Chuviscos só uma vez por semana deixam você seco. Nevoeiros esporádicos deixam-no sem energia.

Você precisa se renovar todos os dias, todos os momentos, e quem sabe, AGORA MESMO!

"Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã; grande é a sua fidelidade!" Lamentações 3: 22,23.

Deus te abençoe!

domingo, 4 de julho de 2010

ÂNIMO, TENHO BOAS NOTÍCIAS PARA VOCÊ!


Já que essas mensagens devocionais que você recebe todos os dias tem como título principal COMEÇANDO BEM O SEU DIA, quero dizer que tenho boas notícias para você!


“Portanto, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.” (Atos 27:25)

Essas palavras são do apóstolo Paulo e estão registradas em Atos 27.

Com essas palavras Paulo quis reanimar as 265 pessoas, companheiras de viagem que há vários dias estavam enfrentando uma horrível tempestade no Mar Mediterrâneo.

Mas tem algo que eu gostaria que você prestasse atenção: quem disse para Paulo ficar tranqüilo que tudo daria certo foi um anjo que havia aparecido para ele.

“Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo.” (Atos 27:22-24).

Quero lhe dizer neste exato momento em que estou escrevendo esse texto (23:48h do dia 01 de junho) nenhum anjo apareceu para mim, e nem ouvi qualquer voz sobrenatural ou invisível me dizendo que escrevesse para vocês, nem recebi nenhuma revelação sobrenatural. Tudo em que me baseio está na Palavra de Deus que estou lendo e na qual sempre confiei.

Eu também não sei ao certo quais situações você pode estar enfrentando agora, neste exato momento, mas vou repetir com muita convicção: ÂNIMO! Deus está te vendo e conhece tudo que anda acontecendo com você nos últimos dias.

Não sei quantas tempestades tem se levantado na sua vida e nem por quanto tempo talvez você tem sofrido ou tem estado desanimado, mas o meu Senhor Jesus prometeu o seguinte a todos os que Nele cressem: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20), e eu tenho certeza absoluta que Ele está ao nosso lado agora.

Agora, quando hoje eu te digo para confiar Nele, não pense que simplesmente algo espetacular precisa acontecer neste momento, ou que todos os seus problemas vão simplesmente desaparecer como num passe de mágica.

Se você continuar a leitura do texto em Atos 27, descobrirá que depois que o anjo animou Paulo, a tempestade continuou e não cessou. Vai ler também que Paulo não fez nenhuma oração parecida com as de Jesus dizendo: “Vento, mar, aquietem-se!”

Paulo e as demais pessoas que estavam naquele navio continuaram lutando para salvarem as suas vidas. Ele não cruzaram os braços esperando que o anjo fizesse o navio flutuar. Preste atenção no que aconteceu mesmo depois da mensagem deixada pelo Anjo do Senhor:

“Duas semanas depois, à noite, continuávamos sendo levados pela tempestade no mar Mediterrâneo. Mais ou menos à meia-noite, os marinheiros começaram a sentir que estávamos chegando perto de terra. Então jogaram no mar uma corda com um peso na ponta e viram que a água ali tinha trinta e seis metros de fundura. Mais adiante tornaram a medir, e deu vinte e sete metros. Eles ficaram com muito medo de que o navio fosse bater contra as rochas. Por isso jogaram quatro âncoras da parte de trás do navio e oraram para que amanhecesse logo. Aí os marinheiros tentaram escapar do navio. Baixaram o bote no mar, fingindo que iam jogar âncoras da parte da frente do navio. Então Paulo disse ao oficial romano e aos soldados: – ‘Se os marinheiros não ficarem no navio, vocês não poderão se salvar’. Aí os soldados cortaram as cordas que prendiam o bote e o largaram no mar. De madrugada Paulo pediu a todos que comessem alguma coisa e disse: – ‘Já faz catorze dias que vocês estão esperando e durante este tempo não comeram nada. Agora comam alguma coisa, por favor. Vocês precisam se alimentar para poder continuar vivendo. Pois ninguém vai perder nem mesmo um fio de cabelo. Em seguida Paulo pegou pão e deu graças a Deus diante de todos. Depois partiu o pão e começou a comer. Então eles ficaram com mais coragem e também comeram. No navio éramos ao todo duzentas e setenta e seis pessoas. Depois que todos comeram, jogaram o trigo no mar para que o navio ficasse mais leve.” (Atos 27:27-38).

Prestou bem atenção no que você acabou de ler? Isso mesmo, a tempestade continuava e aqueles homens continuaram fazendo tudo que deveriam fazer.

Não cruze os braços! Por mais que as coisas ainda não tenham melhorado, continue lutando, continue arregaçando as mangas e faça tudo que precisa ser feito.

Mesmo que a tempestade persista, alimente-se, coma, durma, tente descansar. Deixar de fazer essas coisas não vai melhorar em nada a sua situação, pode acreditar em mim.

Você já terminou a leitura desse capítulo? Veja como foi que Paulo e as demais pessoas que confiaram na palavra enviada pelo Senhor se salvaram:

“Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.” (Atos 27:28)

Isso mesmo, todos se salvaram, mas tiveram que nadar, tiveram de se agarrar com unhas e dentes em tudo que podiam, mas TODOS SE SALVARAM e a promessa do Senhor para eles se concretizou na vida deles.

Então meu amigo, ânimo! Se você confia em Deus, continue fazendo a sua parte e tenha certeza de que na hora certa Deus te mostrará como sair do meio das tempestades que você possa estar enfrentando.

Pode não ser tão fácil ou rápido quanto você gostaria, mas eu confio no meu Deus que colocou essa palavra no meu coração hoje para te dizer todas essas coisas.

Deus te abençoe!