segunda-feira, 5 de julho de 2010

CHAME A ATENÇÃO DO SENHOR - MC. 4:35-41

Os discípulos eram pescadores experientes, Pedro, André, Tiago e João (Mt. 4:18,21), mas mesmo assim ficaram com muito medo, tentavam salvar a barca e suas vidas, Jesus nem dava sinal de preocupação, a ponto de continuar dormindo. Pediram ajuda dizendo: “Mestre, não te importa que pereçamos?”
Em seguida Jesus ordenou ao vento e a tempestade que parassem e veio a bonança,
Leitura do livro de Jó 38:1. 8-11
1. Então, do seio da tempestade, o Senhor deu a Jó esta resposta:
8. Quem fechou com portas o mar, quando brotou do seio maternal,
9. quando lhe dei as nuvens por vestimenta, e o enfaixava com névoas tenebrosas;
10. quando lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos,
11. dizendo: Chegarás até aqui, não irás mais longe; aqui se deterá o orgulho de tuas ondas?
No evangelho de Lucas vemos o exemplo de um homem que era rejeitado pela sociedade, pois ele mesmo traiu seu povo voltando-se contra ele e unindo-se ao Império Romano. Ele foi conhecido como chefe dos publicanos, uma pessoa muita rica, mas sua riqueza não lhe trazia alegria e paz. Seu nome era Zaqueu, um homem cheio de pecados, mas que tinha uma virtude, à vontade e a coragem de “chamar a atenção de Jesus”.
Gostaria de compartilhar três itens com você para “chamarmos a atenção de Deus” para nós, assim como fez Zaqueu subindo em uma árvore para que o Senhor Jesus o notasse.

1. Conhecê-lo mais: Zaqueu provavelmente já tinha ouvido falar de Jesus, dos seus feitos e milagres, só que ele queria mais, mais daquilo que ele já havia ouvido ou visto. (Lc. 19:3). Temos muitos na igreja, mas poucos com intimidade. Conhecer no grego está ligado intimidade do noivo com a noiva após o casamento.
A Bíblia diz:- “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor;....

2. Com sua Adoração: No versículo 6 de Lucas 19 podemos observar a alegria de Zaqueu em saber que Jesus estaria com ele em sua casa. Através da sua adoração você toca o coração de Deus. Grandes homens de Deus chamaram a Sua atenção com a adoração, como Moisés, Davi, Paulo e Silas... os dois últimos são bom exemplo, pois com sua adoração cadeias foram quebradas e salvação chegou naquele lugar (Atos 16:25-34). Chame a atenção de Deus com a sua adoração.

3. Arrependendo-se: “Senhor, eis que dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho desfrutado alguém; o restituo quadruplicado.” (Lc. 19:8). Zaqueu confessou o seu pecado e se arrependeu trazendo salvação a sua casa (vs. 9). Arrependa-se e chame a atenção de Deus.
Apesar de não ser querido entre os seus, Zaqueu se propôs a chamar atenção de Jesus e o mestre o correspondeu trazendo salvação e vida para sua casa. Precisamos sair do nosso comodismo cristão e fazer como Zaqueu, chamar a presença de Deus para nós. Deus está em todos os lugares, Ele conhece os nossos corações, mas Ele quer reconheçamos que só a Ele pertence tudo o que há em nós, todo nosso ser, bens, família, etc.



Salvação – Zaqueu
Cura – Cego de Jericó,

Lc. 18
38 – Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
39 – E os que iam passando respondiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi tem misericórdia de mim!
40 – Então Jesus, parando, mandou que lhe trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe.

Mulher do fluxo de sangue

Lc. 8
43 – E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
44 – Chegando por detrás dEle, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
45 – E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
46 – E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

Libertação – Paulo e Silas

At. 16
25 – E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
26 – E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárceres se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
Chame a atenção do mestre, Conhecendo, arrependendo, adorando, tocando.
Que cada um entenda a urgência de mudança na postura do dia a dia. Não podemos continuar pensando, orando e agindo para um Deus que estivesse como distante, chame a atenção do mestre para sua vida, família, trabalho, negócios, ministérios e verá a diferença de uma oração e de um clamor intelectual, vazio, disperso. Fixe o alvo, planeje seus objetivos e chame o mestre para junto de você. Moisés recebeu do próprio Deus uma incumbência de continuar conduzindo o povo, porém ele respondeu “14 – Disse pois: Irá a minha presença contigo para fazer descansar.
15 – Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. (Ex. 32:14,15). Faça o mesmo queira e deseja ardentemente a presença do Senhor juntinho de você, deseje os olhos dEle voltados para sua vida.
Pratique através do Jejum, da oração, vigílias, consagrações, leitura da palavra, cultos, escola bíblica dominical, curso teológico entre outras atividades e assim estaremos cumprindo com a palavra que nos determina crescermos na graça e no conhecimento. Ao crescermos estaremos tendo do Senhor a atenção que desejamos e necessitamos.

Pr. Marcos Barbosa
(Informativo IARC Edição Nº 75 Ano 7)

Nenhum comentário: