sexta-feira, 30 de julho de 2010

A melhor e a pior comida do mundo!


Utilizando a adaptação feita por Pedro Bandeira de trecho da peça teatral "A raposa e as uvas”, de Guilherme de Figueiredo
L. Roberto Silvado


Há mais de dois mil anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Um escravo corcunda, feio, mas de sabedoria única no mundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:

Toma, Esopo. Aqui está esta sacola de moedas. Corre ao mercado. Compra lá o que houver de melhor para um banquete. A melhor comida do mundo!

Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficou surpreso:

- Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo?

O escravo de olhos baixos, explicou sua escolha:

- “O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que nos une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chave das ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades, graças à língua podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, do amor, da compreensão. É a língua que torna eterno os versos dos grandes poetas, as idéias dos grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se descreve, se elogia, se demonstra, se afirma. Com a língua dizemos “mãe”, “querida” e “Deus”. Com a língua dizemos “sim”. Com a língua dizemos “eu te amo”! O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?”

O mercador levantou-se entusiasmado:

- “Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Toma agora esta outra sacola de moedas. Vai de novo ao mercado e traz o que houver de pior, pois quero ver a tua sabedoria.”

Mais uma vez, depois de algum tempo, o escravo Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um sorriso:

- “Hum… já sei o que há de melhor. Vejamos agora o que há de pior…”

O mercador descobriu o prato e ficou indignado:

- “O quê?! Língua? Língua outra vez? Língua? Não disseste que a língua era o que havia de melhor? Queres ser açoitado?”

Esopo encarou o mercador e respondeu:

- “A língua, senhor, é o que há de pior no mundo. É a fonte de todas as intrigas, o início de todos os processos, a mãe de todas as discussões. É a língua que separa a humanidade, que divide os povos. É a língua que usam os maus políticos quando querem nos enganar com suas falsas promessas. É a língua que usam os vigaristas quando querem trapacear. A língua é o órgão da mentira, da discórdia, dos desentendimentos, das guerras, da exploração. É a língua que mente, que esconde, que engana, que explora, que blasfema, que insulta, que se acovarda, que mendiga, que xinga, que bajula, que destrói, que calunia, que vende, que seduz, que corrompe. Com a língua, dizemos “morre”, “canalha” e “demônio”. Com a língua dizemos “não”. Com a língua dizemos “eu te odeio”! Aí está, senhor, porque a língua é a pior e a melhor de todas as coisas!”

“Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas ponham em prática o que ela manda... Alguém pensa que é religioso? Se não souber controlar a sua língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo. Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo.” (Tg. 2:22, 26-27);

Vamos usar as nossas palavras, comentários e observações para abençoar, estimular e animar aqueles que estão ao nosso redor?

Como você abençoará alguém através das suas palavras durante o dia de hoje?

Faça isto e você descobrirá a benção de Deus sobre a sua vida.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O RESGATE


A força da fragilidade impacta o maior resgate da história com seus principais protagonistas: um casal jovem, um cordeiro um bebê e uma cruz.
Era fim de tarde. José e eu estávamos procurando uma hospedaria. Meu filho estava para nascer....
Não passaria daquela noite. Qualquer lugar, por mais simples que fosse, estaria bom, mas não achamos nada. A cidade estava lotada. Muitos ganharam dinheiro com aquele recenseamento.
Em Nazaré, havíamos preparado nossa casa para recebê-lo, mas quando soube que teríamos de viajar para Belém, meu coração se entristeceu, pois sabia que não teria meu bebê no aconchego do meu lar.
Deus já havia escolhido outro lugar para seu Filho Eterno nascer.
Lembrei-me, então, que as Sagradas Escrituras já indicavam o local onde o Messias nasceria: era exatamente em Belém. Meu coração, com isso, ganhou novo ânimo!
A noite havia chagado e ainda não tínhamos conseguido uma hospedaria. Sentia fortes dores e José, que puxava o jumento em que vim sentada ao longo da viagem, também estava visivelmente cansado. Mesmo assim, sabíamos que deus estava cuidando de tudo e que tinha um lugar preparado para nós.
Vários detalhes da criança que eu carregava em meu ventre foram registrados nas Escrituras, muito tempo antes dela nascer. Apesar disso, tido pra mim era novidade. Textos que ouvia desde pequena se revelam com o passar dos dias diante de meus olhos. Incrível! Ser mãe já é uma alegria única, agora carregar o Messias esperado há séculos é inigualável. Quando pensava nisso, parecia até que minhas dores sumiam. Compartilhei essa medicina com meu amado marido e vi sua expressão cansada revigorar-se. Enquanto conversávamos, avistamos uma hospedaria, talvez a última da região. Aparentemente uma casa simples. Pedi a Deus que fosse o lugar escolhido.
Quando chegamos à porta, um senhor, dono daquele estabelecimento, nos disse que não havia mais vaga, mas nos ofereceu, na parte de trás de seu terreno, um pequeno estábulo, onde dormia seu rebanho. José e eu não tínhamos mais onde procurar, então aceitamos a oferta. Tive meu filho em meio a bois, vacas, ovelhas e cordeiros. Havia ali, em meio a outros, um animal muito especial – um cordeiro sem manchas, sem defeito, separado de todos os outros, que deveria servir de sacrifício a Deus.
Enfaixei meu filho e o deitei na manjedoura, lugar onde aquele cordeiro especial antes comia.
Logo em seguida recebemos a visita de alguns pastores, que viviam na região. Eles disseram que anjos de parte de Deus tinham lhe dito coisas admiráveis a respeito do menino.
Ali, o rebanho que traziam consigo se juntou ao que já estava no estábulo para contemplar o menino que acabara de nascer, e ele se tornou o centro das atenções naquele humilde lugar.
O tempo passou... E hoje, em frente a esta cruz, vejo meu filho pendurado, pagando por algo que não cometeu.
Ele, que em seu trinta e três anos de vida, sequer pensou algo impuro. Meu choro copioso é fruto de um coração materno. Porém, um pensamento reconfortante emerge em minha mente: aquele que é meu primogênito, já existia antes de mim; ele é o
Eterno; antes de ser meu filho, é o Filho de Deus. Ele mesmo, em sua eternidade, escolheu se fazer homem. Até mesmo o seu nome, Jesus Cristo – O Messias Salvador – explicita quem ele é. Meu filho nasceu e tomou o lugar daquele cordeiro sem defeitos e manchas, que ano após ano apresentávamos para cobrir nossas transgressões diante de Deus, para de uma única vez, através de sua humildade impecável, tomar os pecados de toda a raça e pregá-los consigo na cruz. Os meus, os seus pecados foram ali perdoados!
Isso tudo me faz concluir uma coisa: mesmo que houvesse outros lugares para ele nascer naquela noite, ele ainda teria escolhido nascer no lugar do cordeiro!

Renato Moriconi
Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo

NOS TRILHOS DE DEUS

Certo homem, morava no final de Xerém, subúrbio do Rio de Janeiro e trabalhava na zona sul. Viaja diariamente de trem para ir e vir do trabalho. Certo dia parou numa praça da cidade onde acontecia um culto ao ar livre e na hora do apelo, ele se converteu. Ganhou uma bíblia de presente que ele lia sempre durante o percurso da viagem. Ele tinha um Sonho:
PREGAR A PALAVRA DE DEUS
Quando leu o texto: sentiu um impulso de realizar seu desejo mas seu tempo era escasso, pois trabalhava até mesmo nos finais de semana. Teve então, uma brilhante idéia.
Economizou e comprou uma bíblia nova de letras gigantes, para ler no trem, e passou a pregar durante a viagem de ida e volta. Estava feliz da vida, pois estava dando frutos para o reino de Deus. Até que um dia, surgiu um passageiro que não aprovou a idéia da pregação dentro do trem, pois cochilava ao balanço do trem, durante a viagem.
Inconformado, o homem reclamava o tempo todo.
O pregador, pacientemente, trocava de vagão, porém, quando começava a pregar lá estava o sujeito, mais uma vez reclamando.
Então, esse homem, extremamente irado, levantou sua voz e gritou: “Pare de perturbar! Da próxima vez que você pregar de novo no trem, e atrapalhar o meu cochilo, vou jogar sua bíblia fora. É melhor ficar quieto”.
Prudentemente, o pregador clamou a Deus e jejuou para que Deus não permitisse que aquele homem cumprisse sua ameaça e, que houvesse impedimentos. Assim o pregador orou com fé, confiando que Deus o ouviu.

No outro dia, o que se sentia importunado saiu bem cedo para o trabalho, e lá estava o pregador do trem todo confiante, semeando a Palavra de Deus. Subitamente o valente levantou-se e bradou: “ – Eu te avisei, mas você não acreditou!”, e arrancou a bíblia das mãos do pregador e jogou-a pela janela do trem, diante de um público estupefato.
O pregador sentiu-se humilhado, decepcionado, e muito triste com a situação. Resolveu não ser mais crente, pois confiava que Deus ia livrá-lo dessa vergonha e por não ter sido atendido decidiu não trilhar mais os caminhos do Senhor.

Por ter virado as costas para Deus, as coisas começaram a ficar difíceis para ele. Perdeu o emprego, tornou-se um desocupado, abandonou sua casa e passou a viver nas ruas, dormindo nos bancos das praças.
Depois de certo tempo, numa determinada praça onde se costumava embriagar e dormir no banco estava acontecendo um culto ao ar livre. Despertou sua atenção, pois esse pregador contava o seu testemunho de que um dia ele estava junto da linha do trem para cometer suicídio, mas Deus, com seu infinito amor usou um filho seu para salvá-lo de ser despedaçado pelo trem.
Continuou relatando que, quando is se atirar embaixo do trem, algo muito pesado foi arremessado em sua cabeça, e ele caiu junto aos trilhos, meio desacordado sem entender nada do que estava ocorrendo.
Foi quando percebeu que era um grande livro e um vento providencial virava suas páginas, parando exatamente na página onde pôde ler admirado, Mateus 11:28-30.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

E exclamou jubiloso:

- Então fiquei com esta bíblia, hoje sou feliz e a minha vida mudou!

E disse:

- Um dia hei de encontrar esse filho de Deus, dar-lhe-ei um grande abraço e agradecer-lhe pelo bem que me fez, livrando-me não somente da morte física, mas principalmente da condenação eterna.
O pregador do trem que ouvia a tudo atentamente não conseguiu conter o seu desesperado choro e inesperadamente, levantou-se do banco e gritou com o rosto banhado em lágrimas:
- Perdoe-me, Senhor Jesus, pois não compreendi os Teus planos.
- Perdoe-me Porter duvidado do Teu poder e do Teu amor por todos esses anos, e soluçando muitos se dirigiu ao pastor que falava e mal conseguindo se expressar disse:
- Eu era o dono daquela grande bíblia!
Disse o seu nome e mostrou a todos a sua assinatura registrada na primeira página daquela grande Bíblia.
E você, sabe quais são os desígnios de Deus na sua vida? Você pode não entender agora, porque as coisas na sua vida aconteceram, mas creia que Deus já está vendo lá na frente. E Ele nunca dará a você um fardo maior do que possas carregar... Se existe luta a ser travada, certamente Ele sabe que você pode atravessar e sabe que tudo isso é para o teu aperfeiçoamento em Cristo Jesus!

Texto:Pr. Eliezer
Igreja Alcançando Vidas
Amendoeira/SG

PLANOS QUE NÃO PODEM FALHAR!

Pois é, já estamos na metade do ano! Você lembra-se dos planos que fez no inicio deste ano?

Talvez você traçasse algumas metas pessoais. Ou, quem sabe, você não planejou nada. Preferiu ir deixando que as coisas fossem acontecendo. Mas talvez até agora nada do que você imaginou ou sonhou sequer começou a acontecer.

Antes de continuar deixe-me te fazer duas perguntas: Você incluiu Deus nos seus planos? Você orou para que fosse feita a sua vontade ou a vontade de Deus?

Talvez hoje seja uma boa hora para você parar, tirar um tempo para Deus hoje e Lhe perguntar: “Senhor, quais são os Teus planos para minha vida?”

Salomão deixou este conselho para todos nós:

“O coração do homem planeja seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” Provérbios 16:9

Deus tinha um plano para a nação de Israel e enquanto esse plano estava em andamento o Senhor jamais desamparou o seu povo. Eles foram sustentados durante 40 longos anos com o maná, a comida que vinha do alto e nunca ficaram desamparados. Foram provados e passaram por muitos momentos difíceis, mas o Senhor sempre esteve ao lado deles.

Assim como Deus conduziu Israel por um caminho totalmente diferente do natural quando os levou a Terra Prometida, Deus também pode fazer com que o seu caminho seja diferente daquele que você imaginava.

Esteja atento! Pode ser que as coisas estejam acontecendo como você planejou. Mas talvez muitas coisas neste ano já saíram totalmente do seu controle.

Se isso acontecer, ou se já estiver acontecendo, fique tranqüilo. Deus não perderá o controle sobre a sua vida.

Sei que Ele tem o melhor preparado para você. Mas preste bem atenção no que vou te dizer: Não confunda o melhor que Deus tem para você com aquilo que você acha que é o melhor para você.

Hoje em dia ouço diversas canções e também centenas de mensagens que falam sobre “o melhor de Deus”, como significando carro novo, casa nova, aumento de salário, emprego melhor, fama e tantas outras coisas que estão apenas ligadas as coisas materiais.

Mas lembre-se do que Deus deixou que acontecesse com a nação de Israel durante os vários anos que o povo peregrinou no deserto.

Fique com Deus, Deus abençoe o seu dia