segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VITÓRIA

Você gostou do título da meditação de hoje? É bom você estar preparado para o que vai ler adiante.

Você deve lembrar que já mencionei que trabalhei quase 10 anos em uma livraria evangélica, e esse foi um tempo de muito aprendizado na minha vida.

Se você nunca visitou uma livraria evangélica, aconselho você a fazer isso, mas, por favor, tome muito cuidado com os livros que escolhe. Por exemplo: os livros cristãos sobre “vitória” são numerosos (ainda mais hoje em dia). Mas se você tirar um tempo para ler essas publicações, é provável que se sinta mais confuso do que ajudado.

Se não fosse tão trágico, eu acharia engraçado que tantos livros sobre vitória deixem os leitores mais derrotados e desnorteados do que antes deles abrirem a capa. Alguns escritores dizem para você insistir. Outros dizem para relaxar. Alguns incentivam a passividade, prometendo-lhe poder se você simplesmente “deixar para lá”. Outros ainda insistem que você precisa “vestir” uma armadura especial ou “despojar-se” da carne.

Ou esperar mais tempo.
Ou tentar com mais afinco.
Ou tentar alcançar mais alto.
Ou orar uma “fórmula especial”.
Ou apagar suas emoções em chamas.

Invariavelmente, alguns o repreendem por você não “viver acima deste mundo”. Outros lançam mão da promessa de abundância financeira (“Deus quer que você seja rico!”) se você apenas se aproveitar de alguma ordem especial de bênção (como “Envie seu próximo salário para mim”).

É de se admirar que a vitória verdadeira pareça enganosa? A confusão e a vitória não podem coexistir.

Nós precisamos ser relembrados de que a vida que Deus provê comumente chamada de “vida abundante” – não é uma cadeia de vitórias contínuas, ininterruptas. Queria que você anotasse e guardasse bem quatro coisas sobre o que a vitória não é:

De uma vez por todas, aprenda: a vitória não é uma herança automática – A vitória está disponível sim, mas não é automática. Nós nunca devemos pensar na vida cristã como uma fonte de “sucesso instantâneo”.

A vitória não é uma elevação emocional – Leia o texto de Romanos 8:31-39:

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:
Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Você pode procurar, mas não vai achar nesse texto uma lista de “sentimentos”. Ao contrário de sentimentos, você vai encontrar declarações de segurança, fortes afirmações e edificação confiante. Lembre-se de uma coisa: os cristãos não obtém a vitória só porque compreenderem a si mesmo psicologicamente ou por terem boa vontade.
A vitória não é um sonho reservado para super santos – Ao contrário do atleta solitário correndo na raia, o cristão que vence, o faz “por meio daquele que nos amou”. Ou, como nós lemos em outro lugar: “Graças, porém a Deus, que por meio de Cristo sempre nos conduz em triunfo.” (1 Coríntios 15:57).

A vitória não chega a nós enquanto esperamos passivamente – Claro que nós devemos aprender a depender do Senhor para termos vitória, mas não confunda depender e esperar com passividade. A passividade é uma inimiga para qualquer um que espera viver uma vida de vitória.

A pessoa vitoriosa, assim como o atleta vitorioso, vence porque ele está deliberadamente e pessoalmente envolvido – do começo ao fim – em um processo que conduz à vitória. Se você deve alcançar suas metas, você deve envolver-se ao máximo.

Deus te abençoe!

Sérgio Müller