sexta-feira, 23 de julho de 2010

FUGIR DOS PROBLEMAS? MAS PARA ONDE?


Falamos outro dia sobre noites escuras, que de vez em quando surgem em nossas vidas. Pois bem, permita que de falarmos mais um pouco sobre isso.

Eu já tive na vida o meu “Getsêmani”. Aquela noite escura que parece não ter fim. Aquele fogo que arde e queima e você sente que acaba com seus sonhos e seu futuro. Eu já passei horas e horas de joelhos, pedindo a Deus que acabasse com a minha noite gelada.

Nessas horas, partes do Salmo 55 sempre me vinham à lembrança, principalmente aquela parte que diz:

“Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto.” Salmos 55:6-7
Quando oprimidos pelos maus, ou por inimigos espirituais, ou quando as preocupações da vida nos causam medo, angústia, ou ansiedade opressiva, nós, muitas vezes, gostaríamos de fugir desses males daqui e, assim, obter descanso e alívio.

Como Davi, muitas vezes eu também gostaria de ter asas e fugir para bem longe; voar para um lugar onde pudesse encontrar sossego e que me fizesse esquecer todos os problemas da vida. Mas a vida me ensinou que não é possível fugir de certas circunstâncias.

Alguma vez você já se sentiu assim diante dos problemas da vida? Alguma vez você já pensou: “Deixarei tudo e fugirei. Correrei. Voarei”?

Mas, fugir para onde? Lá no deserto os problemas o acompanharão, porque sua memória e sua personalidade irão com você. Não é possível fugir das cargas da vida. A carga da perplexidade irá com você a qualquer lado. A carga do dever não cumprido irá com você para onde você fugir.

O que devemos fazer então com as cargas da vida? Aonde ir? Volte para o Salmo 55, pois ele tem a resposta.

“Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.” Salmos 55:22
Quando, sob provações, que de tão pesadas não podemos suportar, Deus nos convida a lançar sobre Ele nossos fardos e cuidados. Ele, então, conduz o peso juntamente conosco e nos sustem em todas as situações. Temos esse convite repetido pelo Espírito Santo ao longo da história da salvação. Jesus fez esse convite em (Mt. 11:28-30). O apóstolo Pedro afirmou que os crentes devem humilhar-se diante de Deus, “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pe. 5:7).
“Lança o teu cuidado sobre o Senhor”, é a resposta divina. “Ele te susterá”. Como Ele fará isso? Às vezes Ele tira a carga de você. Ele tem poder suficiente para fazê-lo. Ele pode tirar ou eliminar da sua vida qualquer coisa que te atormenta.

Mas, Deus nem sempre tira as cargas de nossos ombros. Ele prometeu que muitas vezes não tirará a carga, mas virá ajudar-nos a carregá-la.

Paulo um dia clamou: “Tira de mim esse aguilhão”, e o Senhor lhe respondeu: “A Minha graça te basta”. É como se Ele tivesse dito para Paulo: “É tudo que farei por ti. Ficarei ao teu lado, Te ajudarei, farei de ti um vencedor em meio às circunstâncias adversas”. Desde aquele momento, não achamos mais outra oração de Paulo pedindo que Deus o livrasse do problema.

O poeta Sully Prudhonne disse certa vez quando a derrota na sua vida parecia eminente: “Minha situação é como a de um pássaro que sente tremer o galho, mas, no entanto, canta, porque sabe que tem asas”.

Você não tem asas, mas tem um Deus que tudo pode!

Meu amado, não importa qual é o seu problema. Aqui está o caminho: Lança o teu cuidado sobre o Senhor, Ele te susterá. Não tente levar a carga sozinho. Não lute só. Não tente deter a enchente sózinho. Coloque sua mão na Mão poderosa de Deus, e Ele fará com que você seja um vencedor!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário: